31.12.13

Não culpe o ano!

Vi esta imagem hoje no facebook e parei para pensar... como nós esperamos demais de um ano. Eu sempre ouço as pessoas (e até eu mesma) dizerem "Tal ano foi ruim comigo". O ano não parou e decidiu ser ruim com você. Eventos aconteceram, você seguiu caminhos e a forma como lidou com tudo é que fez tal ano ser ruim. Não culpe o ano. Claro que coisas ruins acontecem independente da nossa vontade, mas a nossa postura diante das dificuldades também é uma decisão nossa. O ano é uma mera contagem de tempo a qual estamos definitivamente apegados demais. E todos esperam o dia 31 de dezembro para fazer novas promessas. E as feitas neste dia, acabam sendo as mais vazias. Isso porque é quase uma obrigação do dia 31 de dezembro, não significa que você atingiu alguma epifania, você só se sente obrigado a prometer coisas novas que devem começar no dia seguinte.

 photo 1511041_624569114246770_903548594_n_zps87334758.jpg 

Além disso, há um longo ano pela frente e promessas de coisas a longo prazo podem encarar mudanças futuras. Porque não pensar o que precisamos mudar todos os dias? Ou outros diversos dias pelo ano? Reavaliar nossa conduta ao longo de 365 (ou 366) dias e não em um único dia mágico onde tudo parece possível. Mas ok. Dia 31 de dezembro é um dia que nos faz pensar no futuro, então pensemos. Mas não da forma que costumo ouvir, dizendo "Que 2014 seja um bom ano pra mim". O ano não é uma entidade mágica, apenas um amontoado de dias seguidos e ele não pode fazer nada por você. O ano continuará passando e sendo da mesma forma que sempre foi, com suas segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos. Ele não se importa com o que você faz em seus dias, ele apenas passa. Até chegar o próximo 31 de dezembro. Ele não se importa que você não goste de segundas-feiras, nem que ache as quartas cansativas. Então de que adianta desejar que o ano seja bom?


Se um ano é bom ou ruim a culpa não é dele, a culpa é sua. Tome este tapa na cara e quem sabe assim aprendamos a pensar o que NÓS podemos melhorar e não o ano. E se, infelizmente, só fazemos isso a cada 31 de dezembro (mas convido você a fazer mais dias e mais vezes ao longo do ano), que seja um dia de nos avaliar e pensar o que nós podemos melhorar para o próximo ano. O que nós precisamos mudar, o que nós queremos fazer. Quem faz o ano é você, e quem faz o que você é, adivinhe só... é você mesmo! E sim, seus planos do dia 31 de dezembro nem sempre darão certo como esperou, ou pode ser que lá pra maio você queira algo diferente. Mude. Mude você, sua postura, sua forma de ver a vida, etc. Vamos assumir o controle da vida e não culpar o ano, o trabalho, as segundas-feiras, o vizinho ou quem quer que seja pelo nosso tempo ruim. "Temos nosso próprio tempo". E, como eu disse, nem tudo está em nossas mãos, a vida tem milhares de varáveis, milhares de outras vidas interferindo na nossa... e isso é delicioso! Mas pode trazer desconfortos, tristezas. E como você lidará com essas variáveis, boas ou ruins, aí sim, cabe sempre a você.

 photo 993547_10151924637726840_7207811_n_zps39cfd9b0.jpg 

Então, um Feliz Ano Novo para todos e que no dia 31 de dezembro de 2014 possamos dizer "Eu fiz um bom ano para mim".

Cammy

Nenhum comentário:

Postar um comentário