Não, não estou falando sobre “dar um tempo” no relacionamento, e sim sobre os relacionamentos e seus tempos de duração. Existem relacionamentos que duram muitos anos, aqueles que duram poucos meses e deixam marcas intensas, ou aqueles feitos pra terminar em um certo tempo. Apenas posso falar sobre aqueles que duram muitos anos e melhoram cada vez mais, pois esta é minha experiência (e me inspiro a escrever sobre tal pois há alguns dias completei os 5 anos de namoro). Dizem que os relacionamentos são como vinho, mas nem todos vinhos melhoram com o tempo. Na minha grande ignorância a respeito de vinhos, sei que só os bons vinhos melhoram com o passar dos anos, os não tão bons, avinagram. O mesmo vale para relacionamentos, não é qualquer um que melhora com o tempo. Alguns não tem como durar, outros perdem a magia, outros desandam.
Dizem pesquisas que o estado químico da paixão pode durar até 3 anos no cérebro... vai ver alguns relacionamentos terminam pois esta química termina? A questão é saber transformar a química inicial da paixão, seu encantamento, sua beleza em algo maior que sobreviva após ela, pois, isso é certo, ela passa. Porém, algo melhor pode tomar seu lugar. Se não tomar, estes são os relacionamentos fadados a acabar por entrar na chamada “rotina”, por perder o encanto, a atração, etc. Pesquisando sobre textos que já haviam falado sobre isso na internet, me deparei com muita falta de “magia”. Muita gente dando “dicas” sobre como fazer o relacionamento durar, muitos sites falando sobre o que fazer para ter um relacionamento longo que seja bom e muita gente se indagando se relacionamentos melhoram com o tempo ou não.
Minha experiência não é tão vasta assim, tenho apenas a experiência de um namoro de 5 anos (e que foi forte suficiente para durar este tempo há distância). Nem chego aos pés da sabedoria de casais casados há mais de 10, 15, 30 anos. Mas algo já sei. Sei que me sinto mais apaixonada depois de 5 anos que depois de 5 meses. Sei que gosto mais do que os anos me trouxeram do que do encantamento do início (que é uma delícia, não me entendam mal). E sei que não existe fórmula, dica pronta ou lista de “o que fazer para seu relacionamento durar”. Claro que existem conselhos, afinal, é um pouco isso que faço aqui, existe aprender com a experiência alheia e com a própria, mas não existe um padrão. Para um relacionamento durar e durar bem, basta vivê-lo. Viver tudo que ele traz de bom e ruim, enfrentar os obstáculos e estar pronto para o próximo, com a certeza de que aquela pessoa vai passar tudo aquilo junto com você.
Com os anos, a intimidade (não só física) aumenta, o conhecimento do outro. Das qualidades e dos defeitos. Apreciamos cada dia mais as qualidades e aprendemos a ver com outros olhos os defeitos (ou o que para nós seria defeito). E aquelas pequenas coisas que não são nem um, nem outro, como saber como o parceiro acorda, como se sente diante de determinadas situações, de como gosta de dormir, de que gosta de comer. Intimidade trivial de que tipo de coisa faz ele/ela passar mal, de que ele tem medo, o que faz ela chorar. E por aí vai... tantos e tantos detalhes que é tão bom descobrir sobre o outro e que só com o tempo se revelam. Vemos o outro amadurecer, mudar e amadurecemos com ele. Como é bom saber que o outro sabe tanto sobre você, até mais que você mesmo às vezes. E que, por isso, você não tem nada a provar, você já está ali, desnudado de alma, com todos seus defeitos, tiques, qualidades e sentimentos que são tão bem conhecidos. Você pode ser simplesmente você e saber que alguém te ama por isso. Da mesma forma que ama cada dia mais o “simples eu” daquela pessoa. Como é bom a cada ano que passa ter mais e mais certeza que amo alguém e quero continuar a amadurecer com ele.
Pra quem quer ter tudo isso, não se preocupe com dicas, com padrões, com quanto tempo isso leva, isso vai de cada um. Mas posso te garantir que relacionamentos podem ser cada vez melhores com o tempo, que relacionamentos longos e bons existem. Tenho outros casais de amigos que devem concordar com isso. Termino com algo que disse anos atrás para meu companheiro dos últimos 5 anos (e olha que escrevi isto antes de 1 ano de relacionamento... algo que vale cada dia mais): “É tão bom ter alguém que nos deixa ser nós mesmos e nos aprecia assim. Não ter que provar nada. Só aproveitar as coisas boas (e ruins) da vida na companhia de quem nos faz nos sentir tão bem, tão nós.
Obrigada por me deixar ser eu. E eu amo você assim como você é. Quero conhecer cada dia mais esse você, quero passar cada hora, segundo, minuto, semana conhecendo esse você. E quero cada dia mais mostrar meu eu, e ser meu eu com você.
Quero ser eu e ter você sendo você e mais nada na vida.”
Cammy
Nenhum comentário:
Postar um comentário